Localização: Paris
Quando os parisienses querem morar bem, o primeiro critério é o bairro. Os bairros situados a oeste são mais elitistas que os a leste e no interior de cada bairro certas áreas ou ruas são mais caras do que as outras. Às vezes, o lado esquerdo de uma mesma avenida é mais caro do que o lado direito. A orientação solar, a vizinhança, a arquitetura dos imóveis, inúmeras as variáveis que contam na procura de um apartamento considerado pelo mercado imobiliário como bom.
Nos anúncios imobiliários publicados nos jornais, ou presos nas vitrinas das agencias imobiliárias, vemos sempre estas três letras: pdt. Esta é uma das variáveis importantes na determinação do status do imóvel, a pierre de taille. A bela arquitetura do Barão Haussmann que caracteriza Paris é toda ela em pierre de taille, blocos de pedra calcária.
Para acompanhar a dinâmica da cidade luz é muito importante entender os bairros (arrondissements) parisienses, configurados em uma encantadora mandala espiral em que cada número guarda um charme único.
O 1 é onde se encontra o Louvre, o Palais Royal e a rue Saint Honoré.
O 4 é a parte mais simpática do Marais, bairro boêmio, vanguardista e onde se encontra os restaurantes e lojas gays.
O 5 é o Quartier Latin da Sorbonne.
O 6 e o 7 os bairros mais refinados e elegantes de Paris. O 7 burguês, o bairro da Torre Eiffel. O 6 elegante e intelectual.
O 8 o bairro da alta costura, dos negócios, da Avenue Champs Elysèes, do Arco do Triunfo.
O sul do 9 o bairro do consumo pois aí se encontram as Galerias Lafayettes, Printemps, Zara, H&M, Fnac, Gap, Fauchon…
O norte do 16 o bairro do Trocadéro, elitista, com uma população cosmopolita.
O 12, 13, 14, 15 e 17 são bairros residenciais e mais afastados do burburinho parisiense. O 12, 13, 14 e 15 bairros de classe média, o 17 oeste bairro residencial elitista o 17 leste mais popular.
O 10, 11, 18, 19 e 20 são os bairros populares da cidade sendo que o 10 e o 11 estão a cada dia atraindo mais e mais uma população jovem e efervescente.